Município de Vila Nova de Foz Côa e Mêda reeditam “Caminhada Imperfeita” do poeta Dr. Manuel Daniel

1

Integrada num conjunto de iniciativas levadas a cabo pelo município de Mêda, na homenagem ao seu distinto filho, Dr. Manuel Daniel, os Municípios associaram-se para uma reedição e ampliação da obra “Caminhadas Imperfeitas”, de 1960.

Ontem, o auditório da casa da cultura da cidade de Mêda recebeu familiares, amigos e representantes de todas as áreas da sociedade dos dois municípios vizinhos para prestar esta merecida homenagem.
As primeiras palavras ficaram a cargo do Sr. Presidente da Camara de Mêda, seguindo-se o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. João Jorge Lourenço. O Presidente do Município de Vila Nova de Foz Côa, Eng. Gustavo Duarte referiu na sua intervenção que o Dr. Manuel Daniel foi uma figura impar no território destes dois municípios desafiando inclusive não só os municípios como os agrupamentos de escolas correspondentes, para criarem um prémio literário de poesia, Dr. Manuel Daniel.

A apresentação do livro ficou a cargo do Dr. Carlos Proença tendo Carlos Pedro musicado alguns poemas da obra agora reeditada e de uma outra, Porta do Labirinto.

O Dr. Jorge Saraiva, amigo de longa data, proferiu algumas breves palavras apologéticas sobre o autor e alguns presentes fizeram questão de publicamente testemunhar emotivamente o apreço e a consideração que tinham pelo homenageado.

Terminada a sessão no auditório, todos os presentes se deslocaram até ao parque da cidade para ser descerrado o busto, placa comemorativa e expositores que identificam o Parque Dr. Manuel Daniel.

O Dr. Manuel Daniel é de facto uma figura incontornável da historia recente do concelho de Foz Côa. Sendo um filho por adoção defendia que prioritariamente as homenagens deviam ser feitas em vida, e por isso mesmo ao longo do seu percurso poético, de escritor, de dramaturgo, de espirito solidário e associativo, entre outros, foi reconhecido em tempo, com o nome de uma das ruas da cidade de Foz Côa e em 1998 o município atribuiu-lhe a distinção Grau de Mérito do município. A obra e a vida que o Dr. Manuel Daniel nos transmitiu e deixou permanecerão certamente na historia de todos nós como uma referência e como um exemplo a seguir.