Visita de Estudo ao Ecocentro de Vila Nova de Foz Côa

No passado dia 10 de Maio, estava prevista mais uma visita de estudo na área da sensibilização ambiental, promovida pela Câmara Municipal em articulação com o Agrupamento de Escolas, às instalações do Ecocentro de Vila Nova de Foz Côa, localizado na estrada do Poio, mas devido às condições meteorológicas adversas essa ação teve de ser realizada no auditório da escola.

Nesta ação estiveram envolvidos os alunos de 8.º ano das turmas A e B e os alunos de 11.º ano da turma A, e teve como objetivo dar-lhes a conhecer como se efetua a separação dos resíduos produzidos diariamente em nossas casas (resíduos sólidos domésticos), o tipo de resíduos que podem ser separados e o seu destino final, sendo que muitos deles podem ter várias utilizações, dado que esta temática é também parte da matéria que está a ser lecionada no ano escolar que estão a frequentar.

Como não havia condições para a ação decorrer ao ar livre nas instalações do Ecocentro, a Eng.ª Bárbara Rodrigues, técnica que veio representar a empresa responsável pela gestão do Ecocentro, a Resíduos Nordeste (1), fez uma apresentação em sala aos alunos, começando por mostrar o site da empresa, depois projetou um pequeno vídeo sobre os projetos que a empresa tem realizado ao nível da sensibilização ambiental, e por fim uma apresentação mais específica em que abordava o tema da reciclagem, a reutilização de alguns materiais, entre outros temas relacionados com a ação. No final, a Eng.ª Bárbara entregou aos alunos uma pequena brochura sobre a gestão ambiental, designado “Gestão de Resíduos”, para assim eles ficarem com um “guia” para começarem a realizar algumas práticas de reciclagem, já que “Um pequeno gesto hoje faz toda a diferença amanhã”.

(1) A Resíduos Nordeste é uma empresa intermunicipal e é a entidade púbica responsável pela exploração e gestão do Ecocentro, como também pela recolha seletiva de resíduos ao nível do nosso concelho.