Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa e Associação Cuidar Solidário lançam Banco do Medicamento

Projeto piloto visa garantir o direito fundamental de acesso a cuidados de saúde da população idosa mais carenciada.

No dia 28 de Abril foi lançado no Município de Foz Côa o Banco do Medicamento, uma plataforma solidária que visa ajudar os idosos com graves carências económicas a adquirir os seus medicamentos. Implementado pela Associação Cuidar Solidário, este projeto piloto irá complementar outras iniciativas já em curso nesta área de intervenção social, preenchendo lacunas existentes e aumentando o número de doentes abrangidos.

As estatísticas são claras quanto à gravidade desta realidade: De acordo com o Estudo Nacional sobre a Adesão à Terapêutica, um terço dos doentes crónicos admite que não compra os medicamentos por falta de dinheiro e dados divulgados em 2015 indicam que 20 a 25% das prescrições médicas não são adquiridas.

Através do Banco do Medicamento, o Município de Foz Côa e a Associação Cuidar Solidário pretendem garantir as condições necessárias para que os reformados e pensionistas acima dos 65 anos e em grave carência económica possam aceder à medicação nas farmácias do concelho.

Brevemente serão disponibilizadas mais informações relativas à forma como os eventuais beneficiários poderão aceder ao banco do medicamento.

(fonte: Sic Notícias)