Apresentação do Livro e Inauguração das Exposições

Ontem, 17 de abril, na Sala de Exposições do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa, foi apresentado o Livro “ A Linha do Vale do Sabor - Um Caminho de Ferro Raiano do Pocinho a Zamora” e foram inauguradas duas exposições: “ Linha do Vale do Sabor Futuro em Aberto” e “ Ponte do Pocinho – 34 Anos de Abandono 34 Fotografias”.

“A Linha do Vale do Sabor – Um Caminho-de-Ferro Raiano do Pocinho a Zamora” apresenta trabalhos de vários autores, entre investigadores, escritores, ativistas, poetas e artistas, sob a coordenação do professor Carlos d’Abreu.

Esta obra, ao longo de 404 páginas, relata a história e património da Linha do Sabor, encerrada em 1989, o abandono a que foi votada, o papel preponderante que ainda pode ter no desenvolvimento económico e coesão da região, as memórias de uma época indelevelmente associada ao caminho-de-ferro e a expressão das abordagens que estimula na arte e poesia.

A acompanhar a apresentação do livro, foram igualmente inauguradas, na Sala de Exposições do Centro Cultural, a exposição histórica "Linha do Vale do Sabor futuro em aberto", composta por 11 painéis, organizada por Rosa Gomes com a colaboração de Carlos d’Abreu e Paula Azevedo; e a exposição Fotográfica da Ponte do Pocinho "34 anos de Abandono 34 Fotografias” de Jorge Abreu Vale.

Nas exposições e na apresentação do livro estiveram presentes a Dra. Andreia Polido de Almeida, vereadora municipal, o Dr. Carlos D’Abreu, coordenador do livro “ A Linha do Vale do Sabor - Um Caminho de Ferro Raiando do Pocinho a Zamora”, o Prof. Arnaldo Silva, autor dos diaporamas de fotografias antigas alusivas à ferrovia no Pocinho, entre outros historiadores, investigadores e outros agentes culturais da região.