Visita de Estudo à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Vila Nova de Foz Côa

No passado dia 18 de Março, realizou-se mais uma visita de estudo na área da sensibilização ambiental, promovida pela Câmara Municipal em articulação com o Agrupamento de Escolas, às instalações da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vila Nova de Foz Côa, localizada na sede de concelho.

Nesta visita estiveram envolvidos os alunos de 10.º ano da turma A, e teve como objetivo dar-lhes a conhecer como se efetua o tratamento da água, no destino final, após ser utilizada por todos nós, diariamente, em nossas casas, pois esta é também parte da matéria que está ser lecionada no ano escolar que estão a frequentar.

Na ETAR, para a realização e a explicação da visita, contámos com a presença de um técnico responsável pelos serviços efetuados nas instalações, que também é o representante das Águas do Norte na ETAR, acompanhado de uma estagiária da área de Educação Ambiental. A empresa Águas do Norte é a concessionária do sistema multimunicipal responsável pelo fornecimento de água à generalidade do concelho e ainda pela recolha e tratamento final da água já utilizada (águas residuais) na cidade de Vila Nova de Foz Côa e em mais sete aglomerados urbanos.

A visita consistiu em dar a conhecer aos alunos as instalações da ETAR, tendo sido explicado todo o processo que engloba os diversos tratamentos a que a água suja (esgoto) é submetida antes de poder ser lançada para as linhas de águas (ribeiros ou rios), isto é, desde a sua chegada à ETAR através da rede pública de saneamento, até poder ser devolvida ao meio recetor sem prejudicar o ambiente.