Visita de estudo ao Parque Ambiental do Nordeste Transmontano

No passado dia 15 de Janeiro, realizou-se mais uma visita de estudo na área da sensibilização ambiental, promovida pela Câmara Municipal em articulação com o Agrupamento de Escolas, às instalações da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico por Digestão Anaeróbia, e ao Aterro Sanitário de Urjais, ambos localizados no Parque Ambiental do Nordeste Transmontano, em Cachão – Mirandela.

Na visita, estiveram envolvidos os alunos de Biologia e Geologia, a turma do 10.º A, e a turma do 11.º C, mais precisamente os alunos do Curso de Turismo e Ambiente. Teve como objetivo dar a conhecer aos alunos e professores as novas instalações do Tratamento Mecânico e Biológico e todo o processo envolvido, desde a chegada do “lixo” até a sua fase final. Foi também visitado o Aterro Sanitário onde, antes de haver esta unidade de Tratamento, eram depositados todos os resíduos sólidos urbanos (“lixo doméstico”) que eram recolhidos no nosso concelho.

A empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste é uma entidade pública, que representa um total de 13 municípios do nordeste transmontano, no qual se inclui Vila Nova de Foz Côa, e que tem a seu cargo a gestão deste Parque Ambiental, sendo também a entidade responsável pela recolha seletiva no nosso concelho.

Para a realização e a explicação da visita, contámos com a presença de técnicos que trabalham diariamente na Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico, e com a presença da Eng.ª Barbara Rodrigues da Resíduos do Nordeste que sempre se mostrou disponível a responder a todas as dúvidas apresentadas pelos alunos e docentes.

A visita consistiu então em conhecer as instalações da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico por Digestão Anaeróbia, todo o seu processo de laboração, desde a chegada dos camiões de recolha com os resíduos, a sua separação por categorias para serem reciclados, como é o caso do vidro, plástico e cartão, e os resíduos orgânicos a partir dos quais se obtém um fertilizante natural, designado “composto”. Também foram dadas a conhecer as fileiras de fluxo, isto é, os locais de depósito de resíduos de difícil “eliminação”, como é o caso dos eletrodomésticos, madeiras, colchões, e outro tipo de resíduos. Por fim, foi visitado o local do Aterro Sanitário, onde são depositados os resíduos dos 13 concelhos desde o ano de 1997. Foi dada a informação que o período de vida útil inicial deste aterro era cerca de 20 anos, ou seja, a sua capacidade deveria ficar esgotada próximo do ano 2017, mas com esta nova unidade de tratamento, o volume de resíduos para aterro diminui cerca de 50%, podendo-se assim alargar o período de vida útil do aterro por mais alguns anos.