Sessão de Abertura Universidade Sénior 2015/16

A Sessão de Abertura do Ano Lectivo 2015-2016 da Universidade Sénior de Vila Nova de Foz Côa (USVNFC) decorreu no passado dia 16 de Outubro no Auditório do Centro Cultural do concelho.

Inaugurada em 2013, a USVNFC continua a promover a aprendizagem ao longo da vida, assentando numa perspectiva de participação cívica e de desenvolvimento activo da cidadania.

Presidida pela vereadora municipal, Andreia Polido de Almeida, a sessão contou com o auditório repleto de ávidos alunos para iniciar este período lectivo. A acompanhar os cerca de 65 alunos, estiveram igualmente presentes os professores que, voluntariamente, doam o seu tempo a esta actividade, cada vez mais consolidada neste concelho. Durante a sessão, foi elogiado e reconhecido o dedicado trabalho voluntário (ao longo de dois anos) da Prof. Fátima Pinto que, por razões de ordem familiar, não poderá continuar a colaborar como professora de Artes Decorativas.

A USVNFC mantém o seu desígnio inicial, ou seja, promover a valorização pessoal e social da população sénior de Vila Nova de Foz Côa (a partir dos 50 anos), com ou sem experiência escolar, através da realização de actividades de ensino, bem como na dinamização regular de actividades de carácter social, cultural, educacional e de convívio, proporcionando a aquisição ou actualização de conhecimentos, concedendo a oportunidade de partilhar experiências e vivências, num contexto de formação ao longo da vida.

Todavia, é de realçar o percurso firme que os alunos, professores e funcionários têm incutido na fruição da USVNFC, que, neste ano lectivo, proporcionará mais áreas de interesse e participação em parceria com outras entidades concelhias e de concelhos limítrofes.
Assim, estão disponíveis novas áreas tais como, Raízes e Memórias (espaço de diálogo sobre o património imaterial do concelho), Mente Activa (promoção do bem-estar psicológico em todas as suas vertentes), Cantares do Côa (grupo de cantares fozcoenses e respectivas freguesias) e Côa Teatro Sénior (grupo de teatro sénior em articulação com a comunidade).
Dar-se-á continuidade às áreas de História, Inglês, Saúde, Informática, Cidadania e Artes Decorativas, elevando, deste modo, para dez as áreas de interesse.
De igual forma, ao longo do ano, o plano de actividades passou a ser mais rico e diversificado, tendo sido dado como exemplo, os intercâmbios com outras universidades séniores, participação em workshops, congressos, exposições, mercadinho solidário, guias improváveis e participação noutras actividades promovidas no concelho no sentido de proporcionar um maior sentimento de pertença e identidade perante a comunidade.

As aulas têm início hoje, dia 19 de Outubro, nas instalações da USVNFC e noutros espaços municipais. As inscrições continuam abertas durante o decorrer desta semana. Os interessados deverão dirigir-se à Universidade Sénior e/ou Biblioteca Municipal.