Inauguração do 1º Modelo de atendimento Digital: Espaço de Cidadão

Enquadrado nos termos do D.L. nº 75/2014, de 13 de Maio, o Programa Aproximar, possui uma rede de ESPAÇOS DO CIDADÃO, que permitem constituir uma oferta de atendimento público complementar aos serviços hoje existentes em cada Município. O processo de digitalização dos serviços públicos a prestar a cada cidadão estará na base das parcerias entre a administração central e outras entidades, preferencialmente as autarquias.

Esta prestação dos serviços online, será garantida por funcionários qualificados: os mediadores de atendimento digital. Servir melhor o cidadão, proporcionando-lhe um modelo de atendimento mais conveniente, mais rápido e mais próximo, reforçar a coesão territorial e social: a rede de Espaços do Cidadãos pretende majorar os territórios de baixa densidade populacional, contribuindo, deste modo, para a coesão territorial e social e combater infoexclusão, (o atendimento preconizado para os Espaços do Cidadão promove a literacia digital), são alguns dos objectivos preconizados por este programa. O Município de Vila Nova de Foz Côa, foi contemplado nas suas vilas, com 3 ESPAÇOS DE CIDADÃO, (Almendra-Cedovim e Freixo de Numão).

Assim, ontem, no espaço inaugurado para o efeito, na vila de Freixo de Numão, assinaram o protocolo no âmbito dos Espaços do Cidadão, e na presença do Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Dr. Joaquim Pedro Cardoso da Costa, do Dr. Paulo Neves, Presidente da AMA, (Agencia para a modernização Administrativa), e do Eng. Gustavo Duarte, Presidente da Câmara Municipal, para além de Foz Côa, outros Municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Douro: Armamar, Mesão Frio, Sabrosa, S.J. Pesqueira, e Tabuaço.

Sendo até ao momento o 13º espaço do cidadão inaugurado no país, o concelho de V. N. Foz Côa, dentro de uma conjectura nacional adversa, não só resiste aos sucessivos cortes dos serviços públicos fundamentalmente em zonas de baixa densidade, como acrescenta outras valências aos serviços já existentes.