Utilização Racional de Energia e Eficiência Energético-Ambiental em Equipamentos Desportivos Municipais

Na sequência da apresentação em 2010 de duas candidaturas ao Programa Operacional Regional do Norte (ON.2), envolvendo a utilização racional de energia e a eficiência energético-ambiental da Piscina Municipal Coberta e do Pavilhão Gimnodesportivo,
 elaboradas com o apoio da Agência de Energia da CIMDOURO – Comunidade Intermunicipal do Douro, o município de Vila Nova de Foz Côa celebrou no passado dia 7 de janeiro os respectivos contratos de financiamento que prevêem, para a Piscina Municipal coberta um investimento total de 112 919,25€ (com um co-financiamento FEDER de 70 888,65€) e para o Pavilhão Gimnodesportivo um investimento de 62 115,50€ (com um cofinanciamento FEDER de 42 145,25€).

Com estas intervenções pretende o município reduzir os consumos energéticos verificados nestes equipamentos e consequentemente os custos de exploração associados, através da introdução de um conjunto de soluções tecnologicamente eficientes do ponto de vista energético, que prevêem atuações ao nível do Sistema de Produção Térmica – através da instalação de caldeira a biomassa (pellets) na Piscina, e da instalação de sistemas solares térmicos para Aquecimento de Águas Sanitárias e da Iluminação Interior – através da substituição de lâmpadas,  em ambos os edifícios, estimando-se que tais atuações estejam concretizadas no decurso do presente ano de 2014.

De acordo com os indicadores de resultado que se prevêem obter após a implementação das medidas atrás descritas, será de salientar uma redução média do consumo de energia de 76% para a Piscina e 47% para o Pavilhão, que permitirão uma redução de emissões de gases com efeito de estufa de 13 ton/ano de CO2 para a Piscina e 29 ton/ano de CO2 para o Pavilhão.

A concretização destes dois projetos permitirá assim que a autarquia de Vila Nova de Foz Côa possa atuar na correção de fatores extremamente importantes relacionados com as vertentes energéticas e ambientais de sustentabilidade do funcionamento dos edifícios abrangidos, reduzindo ainda os gastos de manutenção com os mesmos, levando a que no seu conjunto a implantação de projetos desta tipologia ajude a atingir os objectivos da Política Energética Nacional.