Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino

No passado fim-de-semana de 13, 14 e 15 de Junho a cidade de Vila Nova de Foz Côa comemorou a importante data dos 500 anos do Foral Manuelino.

Os três dias de comemorações contaram com um rico e intenso programa cultural de modo a comemorar esta importante data.
No dia 13, às 21H30, realizou-se no auditório do centro Cultural o Sarau Cultural da Escolinha D´Artes. Este sarau foi o culminar de mais um ano de atividade da escolinha D’Artes.
O Sarau foi animado pelos alunos de dança e ballet, viola e órgão. Pela primeira vez realizou-se uma atuação em conjunto entre os alunos de música, viola e órgão, e as meninas ballet. O sarau, encerrou numa atuação em conjunto, ao som de Elvis, com todos os alunos e professores da Escolinha D’Artes presentes no palco.
O programa de sábado começou, às 9H00, com o a realização de um passeio pedonal – “Por sítios d´el Rei”, com um percurso entre a Praça do Município e a Capela da Sra da Veiga, contando com a presença de cerca de 70 pessoas.
Este passeio teve uma forte componente cultural e histórica e foi complementado com visitas guiadas pelo Dr. Coixão e Dr. Lebreiro a alguns locais emblemáticos da nossa terra.
No adro da Capela da Sra. da Veiga juntaram-se para o almoço popular cerca de 250 pessoas. A tarde foi animada com a Banda Musical de Freixo de Numão e o Rancho Folclórico de Vila Nova de Foz Côa.
O programa do dia terminou no Auditório do Centro Cultural com a companhia de teatro Filandorra, Teatro Nordeste, e o seu diretor artístico a presentearam-nos com uma magnifica leitura do foral de D.Manuel  e o “Auto da Índia” de Gil Vicente.

O programa de Domingo foi rico em eventos culturais.
Às 15H30 a sala de Exposições do Centro Cultural recebeu a exposição “Memórias d’el Rey”, realizada pela ACDR de Freixo de Numão, onde nos é explicado o foral de D. Manuel assim como símbolos e elementos arquitetónicos Manuelinos.
Após a inauguração da exposição, o Pequeno Auditório do Centro Cultural foi pequeno para receber as pessoas que compareceram ao lançamento da monografia “Foz Côa ´Da Pobra´ à Cidade”, editada pela Junta de Freguesia de Vila Nova de Foz Côa e em colaboração com p Município de Vila Nova de Foz Côa e a Santa casa da Misericórdia de Vila Nova de Foz Côa. Esta publicação contou com a colaboração de: Dr. Ribeiro, Dr. Sá Coixão, Dr. Trabulo, Dr. Manuel Daniel, Dra. Sandra Naldinho, Dra. Barbara Carvalho e Dra. Inês Melhorado. Na sequência do lançamento do livro decorreu o colóquio “História e Património de Foz Côa – Terras d’el Rei” com a intervenção dos autores da monografia e do vereador da cultura Dr. João Paulo Sousa.
As comemorações não podiam terminar sem um concerto de música clássica na igreja matriz.
A Orquestra do Norte dirigida pelo maestro Artur Pinho Maria e acompanhada pelo solista Manuel Abecasis ao violino embalaram-nos inicialmente ao som do concerto para violino nº3 Kv.216, I. Allegro, II. Adagio, III. Allegro. Para terminar o concerto o Coro Sinfónico Inês de Castro e a Orquestra deslumbrou-nos com o grandioso poder do Requiem de Mozart onde mais uma vez se destacou a excelente interpretação de ambas instituições e acústica da nossa igreja.