Inauguração da exposição “Relíquias Fotográficas" e entrega de prémios do "IV Concurso de Fotografia"

No âmbito das comemorações do Feriado Municipal (21 de Maio), data em que se celebra o 715º aniversário da entrega do Foral de D. Dinis a Vila Nova de Foz, realizou-se, no passado dia 18, a inauguração da Exposição “Relíquias Fotográficas” e a cerimónia de entrega de prémios do IV Concurso de Fotografia, Foz Côa Um Concelho, Dois Patrimónios Mundiais.

Sempre com expectativas elevadas, o Concurso de Fotografia, aberto a todos os amantes de fotografia, sejam eles profissionais ou não, residentes no território nacional ou fora dele, contou este ano com a participação de 34 concorrentes, comprovando-se mais uma vez uma grande adesão e qualidade fotográfica.
A entrega dos prémios contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara, Eng. Gustavo Duarte, o Vereador da Cultura Prof. João Paulo Sousa, Rui Campos e todos os membros do júri: André Boto, Carlos Resende, Luís Leonardo, Paulo Dias e Rui Pires.

Os três participantes vencedores foram:
1. João Miguel Lopes Moreno (de Mirandela) com 1.019 pontos;
2. Sandra Cristina Gouveia Marques (do Sobralinho, Lisboa) com1.002 pontos;
3. Paula Cristina R. Laranjeira Gonçalves (do Barreiro) com 972 pontos.

A exposição “Relíquias Fotográficas”, fruto de uma colaboração entre o Município de Torre de Moncorvo, o Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior, propriedade do professor Arnaldo Duarte da Silva, e o Município de Vila Nova de Foz Côa, remete-nos ao passado, anos 40 do século XX, onde é possível encontrar máquinas fotográficas antigas, a química da revelação, fotografias em chapa de vidro e o mais importante de tudo é uma grande colação de fotografias antigas de gentes da nossa terra.

A abertura da exposição contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara, Eng. Gustavo Duarte, do Vereador da Cultura Prof. João Paulo Sousa e do professor Arnaldo Duarte da Silva.