CÔA CRIATIVO 2013

O CÔA CRIATIVO surgiu com o intuito de promover e dinamizar ideias, que visam, essencialmente, estimular o sentimento de pertença a uma região tão rica em património, como é o Vale do Côa, na promoção deste vale de patrimónios a nível nacional.
Desta forma assume-se como um conjunto de ações integradas na promoção do empreendedorismo e da criatividade no Vale do Côa.

O certame de ideias e criatividade, teve nesta II edição lugar no dia 10 de Dezembro, no pavilhão da Expocôa. Tendo intervindo na sessão da abertura o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, Engº Gustavo Duarte, o Presidente da Territórios do Côa, António Baptista Ribeiro e a coordenadora do Côa Criativo Dulcineia Catarina Moura, que em uníssono relembraram as valências do côa, do seu património histórico e natural, lançando o mote para a apresentação do vídeo promocional da região e o acontecimento de tertúlias, em temas subordinados ao tema ‘Vale do Côa, uma região que inspira’, titulo do iBook apresentado dando na parte da tarde lugar a workshops sobre a ‘arte de empreender’.

O Plano de Promoção dos Concursos de Ideias assenta em objetivos específicos, subordinados à promoção a competitividade do território enquanto destino turístico; soluções inovadoras que respondam à problemática do desenvolvimento sustentável em territórios de baixa densidade; valorização dos recursos endógenos do território para o desenvolvimento das atividades turísticas e a dinamização local; proteger e valorizar os recursos culturais, ambientais e das paisagens que marcam a identidade do Vale do Côa; promover o Vale do Côa no mercado nacional; dotar todos(as) os(as) interessados do Vale do Côa de capacidade empreendedora e criativa; promover um padrão de especialização, dinamizando a produção de bens e serviços turísticos, de forma a fomentar o desenvolvimento e a inovação de produtos turísticos, e, promover o empreendedorismo no Vale do Côa.

Cada ideia a concurso tem subjacente um regulamento próprio e um público-alvo distinto, com o objetivo de alargar este conceito a todas as gerações de participantes.

A iniciativa conta com um leque variado de parceiros, desde os Municípios, Escolas e Universidades e a Fundação Côa Parque, entre outros.
A organização lança assim o desafio à participação nos concursos de ideias, sugerindo, para o efeito, uma visita à região do Vale do Côa, onde é possível desfrutar do vasto património aqui existente, das maravilhosas iguarias e da beleza ímpar da paisagem que dignifica os concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Mogadouro, Pinhel, Sabugal, Torre de Moncorvo, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.