fbpx
  • 279 760 400
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Seg. a Sex. | 09H00 às 12H30 - 14H00 às 17H30

Passeio dos Idosos 2013 – S. Gonçalo de Amarante

 

O Município de Vila Nova de Foz Côa, como já tem vindo a ser habitual, comemora o Dia Internacional do Idoso, prendando neste 1º de Outubro os idosos do concelho com uma viagem a S. Gonçalo de Amarante na cidade que lhe dá o nome, Amarante. 
 
 
Os cerca de 850 idosos, distribuídos por freguesias em 17 autocarros, demonstram que chegar à terceira idade não tem necessariamente que ser uma desventura, revelando-se desde cedo bem-dispostos e dinâmicos, pelo que saímos da cidade de Foz Côa às 8h da manhã, um pouco depois da hora marcada. Em plena Serra do Marão, fez-se uma breve paragem para a toma de um pequeno-almoço rápido oferecido pelo Município e desentorpecer as pernas. 
 
Já em Amarante o Convento de S. Gonçalo, padroeiro das raparigas, apresenta-se com uma frontaria formada por arcos de volta perfeita, assentes em poderosos pilares desadornados, que contrastam com a imponente torre dos sinos, de construção barroca. Quanto ao interior, a igreja composta por três naves divididas por arcos de volta perfeita, convergem com o arco cruzeiro delimitado por duas colunas que ostentam as imagens de S. Pedro e S. Paulo. 
 
Embora o convento de S. Gonçalo seja de dimensões consideráveis, revelou-se pequeno para acolher a comitiva do nosso concelho. Muitos idosos fizeram questão de assistir à celebração da eucaristia, presidida pelo Srº. Padre António Ferraz, acompanhado pelo Cónego José da Silva e pelo Srº. Padre António, onde a mensagem transmitida se prende com o convívio e com os valores onde o amor impera. 
 
Terminada a eucaristia, rumamos à Quinta da Ponte em Lousada, onde se realizou o almoço convívio, recheado de sorrisos, cantares e da boa disposição que caracteriza as nossas gentes. Com o avançar do dia, o tempo revelou-se ameno dando espaço a aberturas de sol, que permitiram aos idosos passear pelos jardins da quinta, onde tocaram concertinas e réco-réco com vozes de desgarrada. 
 
Como sempre, o executivo municipal, na íntegra, acompanhou os idosos confraternizando com eles. No final, em breves palavras de circunstância o Sr. Presidente da Câmara Eng. Gustavo Duarte, sublinhou o papel e o contributo que os idosos tiveram e ainda têm na sociedade, felicitou-os pela sua presença, lembrando-os da sua importância enquanto fontes do saber. O autarca sublinha que ‘o término de um mandato e o começo de outro, não deixa de fazer dos idosos a prioridade do Município. ‘ 
No final do dia, o regresso a casa, fez-se com boa disposição e cantares, não faltando as quadras de agradecimento pelo excelente passeio proporcionado.
 
Foto Galeria
 
 
 
 
 
 

Menu