Único concelho no país com Programa de Desfibrilhação Automática Externa

Através do Programa da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa “Saúde Sobre Rodas” – Unidade Móvel de Saúde, o qual visa garantir uma vida mais segura e facilitada à população em geral, vocacionada para a prevenção, vigilância de saúde e prestação de cuidados clínicos, a Delegação do Côa da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) tem vindo a prestar serviços de enfermagem, análises clínicas, rastreios de tensão arterial, glicemia capilar, colesterol, INR, risco cardiovascular, aconselhamento, formação, cursos de suporte básico de vida, entre outros.
Em Portugal, as doenças cardiovasculares constituem um dos problemas de saúde mais graves para a população, representando a principal causa de morte. Assim, é fundamental contrariar as estatísticas que referem dois casos de sucesso (sobreviventes) em cada dez ocorrências.
Numa iniciativa conjunta da CVP e da Câmara Municipal, em estreita colaboração com as juntas de freguesia, o concelho de Vila Nova de Foz Côa integra o Plano Nacional de Desfibrilhação Automática Externa da CVP, aprovado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Vila Nova de Foz Côa é, deste modo, o primeiro concelho do país a promover a assistência efetiva à vítima em paragem cardio-respiratória, através da implementação de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) em todas as freguesias do concelho, proporcionado aos habitantes do nosso concelho, bem como aos visitantes, uma segurança acrescida.
Nas freguesias, os DAE estão localizados nos centros de dia ou nas sedes de junta de freguesia, de acordo com uma série de parâmetros previamente avaliados, nomeadamente a centralidade, acessibilidade, acondicionamento, entre outros. Na sede do concelho, os DAE estão localizados no Pavilhão Gimnodesportivo; nas Piscinas Cobertas; no Estádio Municipal; no Museu do Côa; no Serviço de Urgência Básica (SUB); no Centro de Saúde de V. N. de Foz Côa; e no Agrupamento de Escolas do Concelho.
A utilização dos DAE é levada a cabo por operacionais residentes no concelho, devidamente formados pela Escola de Socorrismo da CVP. No concelho já receberam esta formação (Curso de DAE com Suporte Básico de Vida) cerca de 300 munícipes. Será também garantida pela CVP a constante supervisão (semestral) e formação dos operacionais (a cada 3 anos), de modo a permitir uma utilização eficaz dos DAE.
Embora a manipulação destes aparelhos esteja a cargo de operacionais creditados (são já cerca de 300 munícipes formados no concelho), é necessário consciencializar a população em geral e os jovens em particular para alguns fatores a ter em conta.
Neste sentido, com o intuito de criar respostas às necessidades e incentivar os parceiros ao trabalho em rede, foi ministrada no agrupamento de escolas do concelho, uma formação em Suporte Básico de Vida. Esta formação englobou os quatro aspetos segundo os quais funciona o suporte básico de vida: pedido de auxílio à Rede Nacional de Emergência Médica (112); reanimação manual; reanimação mecânica (recurso a desfibrilhadores); e ajuda diferenciada.
Esta formação no agrupamento de escolas teve também como temática alguns procedimentos a realizar aquando da prestação de socorro: verificação de segurança, verificação de respostas, pedido de ajuda; desobstrução das vias aéreas; Tríade VOS (ver-ouvir-sentir); e verificação da ventilação.
Com estas iniciativas (entre outras), o concelho de V. N. de Foz Côa reforça assim a sua posição de vanguarda na promoção da saúde e qualidade de vida da população.
Os munícipes interessados em obter mais informações sobre estes programas (Saúde Sobre Rodas e DAE) poderão contactar a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa ou a Delegação do Côa da CVP.