Universidade Sénior - Sessão de Abertura

O dia 23 de Abril passou a ser um dia marcante na história recente do concelho de Vila Nova de Foz Côa. A Sessão de Abertura da Universidade Sénior de Vila Nova de Foz Côa (USVNFC), que teve lugar no Centro de Formação Técnico-Profissional Agrário, instalações-sede da USVNFC, contou com a presença dos 60 alunos inscritos e dos vários professores que irão leccionar as diversas áreas disciplinares.

Estiveram igualmente presentes o executivo municipal, que presidiu a sessão, os representantes das várias entidades concelhias e a comunidade fozcoense que se quis associar a esta iniciativa.

A USVNFC tem como finalidade a valorização pessoal e social da população sénior de Vila Nova de Foz Côa (a partir dos 50 anos), com ou sem experiência escolar, através da promoção de actividades de ensino, bem como a dinamização regular de actividades de carácter social, cultural, educacional e de convívio, proporcionando a aquisição ou actualização de conhecimentos, concedendo a oportunidade de partilhar experiências e vivências, num contexto de formação ao longo da vida.

Andreia Polido de Almeida, Vereadora da Acção Social referiu que “os alunos da USVNFC terão acesso à aprendizagem contínua ao longo da vida, numa perspectiva de participação cívica activa, de intergeracionalidade e de preservação/divulgação dos saberes regionais e nacionais, essenciais para que os quatro pilares do conhecimento, preconizados pela UNESCO, estejam sempre presentes: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, promovendo o desenvolvimento pleno enquanto cidadãos activos.”

Gustavo Duarte, Presidente do Município, recordou que os projectos realizados na área social e na área do desporto têm sido decisivos para que o Município possa ser reconhecido a nível regional, nacional e, ultimamente, a nível internacional, sendo disso exemplo a entrega a Vila Nova de Foz Côa do Certificado de Cidade Amiga dos Idosos e das Comunidades pela Organização Mundial de Saúde. A abertura da USVNFC, a par com outras iniciativas congéneres, revela a sensibilidade do executivo municipal nestas áreas e garante a continuidade do envelhecimento activo e da solidariedade entre gerações. O Presidente da Câmara encerrou a cerimónia reforçando a pertinência da implementação de vários projectos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, tais como Saúde Sobre Rodas, Mexa-se+, Cidades Amigas dos Idosos, entre outros. “Apresento um agradecimento especial aos professores que de forma voluntária e gratuita se entregaram a esta causa, aos alunos que, ávidos do convívio e de novas aprendizagens, responderam massivamente a este projecto e a todos os funcionários que apoiam o funcionamento desta estrutura. Estou convicto que este projecto da Universidade Sénior terá sucesso. A partir de agora todos os intervenientes serão também os embaixadores do concelho de Vila Nova de Foz Côa” concluiu Gustavo Duarte.

As aulas terão início já no próximo dia 30 de Abril. As áreas disciplinares referem-se a Inglês, Francês, História do Concelho, Saúde, Cidadania, Informática e Artes Decorativas. Brevemente terão igualmente começo aulas de Teatro, Grupo Coral, Jogos Tradicionais e Dança. De salientar que todos os professores colaboram com a USVNFC em regime de voluntariado e os alunos irão frequentar a USVNFC gratuitamente, “dado que não pretendemos privar o acesso à aprendizagem e ao convívio dos munícipes tendo em consideração os condicionalismos financeiros. Deste modo, os interessados poderão frequentar as aulas sem estarem sujeitos a nenhuma propina ou jóia de inscrição” referiu Gustavo Sousa Duarte, Presidente da Câmara.

As inscrições continuam abertas ao longo do ano lectivo, podendo ser efectuadas na secretaria da sede da USVNFC, nas antigas instalações da Escola Agrícola, de Segunda a Quinta, entre as 15h00 e as 19h00. As aulas terão lugar nas salas da USVNCF e noutros espaços municipais adequados ao funcionamento de cada uma das disciplinas leccionadas.