Foz Côa na Rede Mundial das Cidades Amigas dos Idosos

A OMS – Organizaçãp Mundial de Saúde concedeu a Vila Nova de Foz Côa o Certificado de Município Membro da Rede Mundial das Cidades Amigas dos Idosos.

Vila Nova de Foz Côa, Maia e Póvoa de Lanhoso são, desde o dia 16 de Janeiro findo, os três primeiros municípios portugueses a receber o Certificado de Município Membro da Rede Mundial das Cidades e das Comunidades Amigas das Pessoas Idosas.

A entrega do referido Certificado  teve lugar em Genebra – Suíça, na sede da OMS e é o reconhecimento, a nível mundial, do interesse que nestes municípios se vem dedicando à problemática dos menos jovens.  A importância da atribuição deste Certificado ao Município Fozcoense pode aferir-se se considerarmos que mundialmente não chega a uma centena o número dos municípios reconhecidos como Membro  da Rede Mundial da OMS.

No caso de Vila Nova de Foz Côa bastará termos em conta que o Município é membro fundador das “7 cidades amigas dos Idosos”, numa louvável iniciativa da “Associação Vencer o Tempo”, que, a nível nacional, se tem dedicado a incentivar e a apoiar as pessoas idosas.

O acto foi presidido pelo Director do “Apping and Life Course Departament da OMS”, Mr. John Beard. que se congratulou com o trabalho, acções e projectos que, em especial ao longo deste dois últimos anos, estas autarquias foram construindo e concretizando em prol dos mais velhos, cumprindo designadamente todos os requisitos constantes do Guia das Cidades Amigas dos Idosos.

Estiveram presentes , além dos presidentes das Câmaras Municipais de Vila Nova de Foz Côa, Gustavo Sousa Duarte; da Póvoa de Lanhoso, Manuel Batista, e da vereadora da Acção Social da Maia, Ana Vieira de Carvalho, a representante da DGS, Maria João Quintela, o representante do Ministro da Saúde para o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, João Nunes Abreu; a presidente da Direcção da Associação “Vencer o Tempo”, Ivone Dias Ferreira. bem como Graça Andresen Guimarães, embaixadora da Missão Diplomática portuguesa em Genebra, e o Adido para a Saúde da referida Missão.  Esteve igualmente presente a Vereadora para a Acção Social, Adreia Polido, da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa. que teve a seu cargo a exposição das acções levadas a efeito por este Município.

Congratulamo-nos por este singular acto de reconhecimento ocorrer na sede internacional da OMS e muito respeitar ao nosso Município por motivos dignos de louvor.