Água para consumo humano 100% segura no concelho de Vila Nova de Foz Côa

A Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa na qualidade de entidade gestora, em “baixa”, dos sistemas públicos de abastecimento de água para consumo humano relativos aos sub-sistemas de Ranhados, Côa e Zêzere, e Pocinho,
tem por obrigação legal e no âmbito da implementação do Programa de Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano aprovado anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), a realização de um conjunto diversificado de análises laboratoriais.

Assim, durante o ano de 2013, foram realizadas mais de quatro centenas de análises à qualidade da água sobre amostras de água colhidas em quarenta e dois pontos diferentes da rede de distribuição de todos os aglomerados urbanos do concelho, tendo-se obtido como resultado a conformidade legal de todas as análises realizadas. Desta forma, ao obter-se para o concelho um indicador de água segura igual a 100%, significa que Vila Nova de Foz Côa ficou posicionada em primeiro lugar no ranking de concelhos da região norte, conforme ilustra o gráfico que se anexa.

Refere, ainda, o documento editado pela ERSAR que “ (…) a água da torneira do consumidor é de confiança porque, além de estar bem controlada, é genericamente de muito boa qualidade.“

Fonte:  RELATÓRIO ANUAL DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS EM PORTUGAL | 2014 (volume 4), sobre “CONTROLO DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO”, editado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), disponível em: http://www.ersar.pt/website/Home.aspx