European Summer School 2012

Investigação Científica de Âmbito Internacional Decorre em Foz Côa.

Está a decorrer em Vila Nova de Foz Côa a European Summer School 2012, entre 15 a 22 de Julho.

Este evento é organizado pela Associação Nacional de Estudantes de Psicologia em colaboração com a European Federation of Psychology Students' Associations e com o apoio da Câmara Municipal e da Ordem dos Psicólogos. Consiste numa Escola de Verão de investigação para Estudantes Europeus de Psicologia, com a duração de uma semana, com o intuito de fomentar o espírito e envolvimento activo por parte dos mesmos em investigação científica e questões prementes neste campo, específicas ao tema abordado em cada ano.

Estas jornadas científicas reúnem cerca de 65 participantes nacionais e internacionais, representando 26 países europeus, entre os quais estudantes do 1º e 2º ciclo de estudos de Psicologia, estudantes de Doutoramento, investigadores e profissionais da área nacionais e internacionais, com o intuito de desenvolver ao longo desta semana projectos de investigação concretos e objectivos, tendo como objectivo final a publicação de artigos científicos na área da Psicologia. Os projectos de investigação são supervisionados por diversas universidades europeias, de entre as quais se destaca a reconhecida e galardoada Universidade de Cambridge, do Reino Unido.

O sítio escolhido para a realização da VI edição deste evento foi Portugal, tendo-se realizado nos anos anteriores na Estónia (2007), Eslováquia (2008), Roménia (2009), Bulgária (2010) e Hungria (2011), e revelando-se sempre eventos de sucesso social e científico, contando já com publicações de artigos científicos originários dos projectos desenvolvidos no evento. A localização escolhida para a realização deste evento foi Vila Nova de Foz Côa dado que reunia as condições que inicialmente foram estabelecidas pela equipa organizadora, isto é, uma localização de excelência em Portugal que pudesse permitir um intercâmbio cultural com os restantes estudantes e cidadãos europeus, aliada à beleza característica do único concelho possuidor de dois Patrimónios Mundiais.