713 Anos de História, Memória e Tradição

21 de maio de 2012 – O Dia do Município.

Passados que estão 713 anos da entrega do primeiro foral (1299) por parte de D. Dinis, ao Concelho de Vila Nova de Foz Côa, a Camara Municipal continua a assinalar a efeméride com um conjunto diversificado de iniciativas.

Este ano, as atividades tiveram o seu início no dia 19, com a abertura da exposição do II Concurso de Fotografia das Amendoeiras em Flor e dos patrimónios Mundiais. No dia 20, a Casa do Concelho de Foz Côa-Associação, associando-se às comemorações, promoveu o tradicional almoço dos fozcoenses num restaurante da cidade e participou na inauguração da Rua - Major António Silvano.

Por volta das 15h30, decorreu no auditório do Centro Cultural, a revista à Portuguesa, “ Pijama para 6”, de To-Zé Martinho. Com a lotação esgotada horas antes, esta iniciativa proporcionou a todos os presentes momentos hilariantes de comédia.

Para o final de tarde estiveram reservadas duas atividades. A entrega dos prémios do II Concurso de Fotografia das Amendoeiras em Flor e dos Patrimónios Mundiais e um encontro com o autor da exposição de fotografia “Rostos transmontanos”, de Paulo Patoleia.

Na entrega dos prémios do II Concurso de Fotografia, que este ano contou com 33 participantes, foi atribuído o primeiro lugar a António Jerónimo (de Foz Côa) com 1251 pontos. Em segundo lugar ficou Miguel Mesquita (de Coimbra) com 1118 pontos e em 3º lugar, ficou Jaime Abrunhosa (de Foz Côa), com 1096. De salientar que este concurso teve um júri constituído por 5 personalidades ligadas ao mundo da fotografia: Nanã Sousa Dias, Alfredo Cunha, Paulo “Santa Cruz” Dias, Fátima Condeço e Pedro Baltazar. Uma exposição patente ao público, também a visitar.

A exposição de Paulo Patoleia, é uma exposição que vale a pena ver, pois retrata uma diversidade de rostos de gente simples, e tal como o autor refere: “gente com traços de uma essência antiga, de um povo resistente, simples, honesto, bondoso, solidário e… envelhecido.”

No dia 21 de Maio, pelas 11h00, decorreu a já tradicional e evocativa Assembleia Municipal Extraordinária. No Salão Nobre dos Paços do Concelho, num primeiro momento, os partidos com representatividade política manifestaram o seu pensamento politico sobre o concelho e sobre a política nacional.

Num segundo momento da Assembleia Municipal, procedeu-se ao lançamento do nº 14 da Côavisão – Economia, Ciencia e Cultura, uma publicação anual a cargo dos serviços culturais da Camara municipal, e ao lançamento do livro “ Um período, um testemunho” de Maria Ilda rebelo Ilias.

As cerimónias comemorativas do 21 de maio de 2012, não terminaram sem antes se proceder a entrega de um diploma Grau de Honra à Casa do Concelho de Foz Côa- Associação e um diploma Grau de Honra a título Póstumo, ao Prof. Joaquim Alberto dos Santos Marques e Carlos Manuel Ramos Brites.