Oferta de telemóveis a jovens do concelho

No Encontro Intergeracional das Cidades Amigas dos Idosos

A oferta dos telemóveis aos jovens voluntários que participam no projecto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades”, em que Vila Nova de Foz Côa, recorde-se, é uma das cidades fundadoras, tem como principal objectivo reforçar a relação com cada amigo sénior, promovendo maior proximidade e contacto permanente com os séniores do concelho.

Os equipamentos foram entregues pela Vereadora da Acção Social, Andreia Polido de Almeida, e pela Coordenadora do Projecto 7 Cidades em Portugal, Dra. Ivone Dias Ferreira, estando igualmente presente o Director do Agrupamento de Escola, Dr. Jorge Silva.

O Encontro Intergeracional decorreu na Escola Tenente Coronel Adão Carrapatoso no dia 23 de Abril, onde os séniores, além de partilharem momentos de convívio com os jovens tutores, tiveram a oportunidade de usufruir de uma visita guiada às instalações da Escola Secundária, nomeadamente à Biblioteca Escolar e às Salas de Informática, onde os jovens ensinaram os séniores a pesquisar na Internet. Dentro em breve, os séniores, orientados pelo seu amigo jovem, terão a possibilidade de falar com os seus familiares via Skype, Messenger e outras redes comunicacionais.

“Este convívio intergeracional, integrado neste projecto pioneiro e inovador de voluntariado social, marcou definitivamente uma nova forma de estar entre jovens e séniores, tendo em consideração a possibilidade de poderem estreitar os laços de amizade, promover a troca de experiências e de conhecimentos e fomentar um envelhecimento activo”, referiu a Vereadora da Acção Social.

Para perpetuar estas iniciativas, o fotógrafo João Garcia é o responsável pelas imagens de jovens e séniores de Vila Nova de Foz Côa que integrarão a Exposição Intergeracionalidades, onde sete fotógrafos nos dão, através da imagem, a sua visão do que é, ou deve ser, a relação entre os mais novos e os mais velhos.