Foz Côa organiza Concurso Nacional de Leitura

No âmbito do Plano Nacional de Leitura – Fase Distrital

Ciente da importância inquestionável da literacia na participação activa na sociedade, a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa associou-se à iniciativa do Plano Nacional de Leitura em articulação com a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, Rede das Bibliotecas Escolares e RTP. Neste contexto, a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Foz Côa organizou a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura (CNL), tendo recebido no dia 26 de Abril os melhores leitores apurados na 1º fase em cada uma das escolas do Distrito da Guarda.

Ao CNL concorreram 52 alunos de 15 escolas do distrito (e respectivos docentes acompanhantes), tendo prestado provas escritas e orais baseadas nas leituras seleccionadas para esta fase do concurso e de acordo com o regulamento, com o objectivo último de avaliar  a leitura das obras literárias pelos estudantes do 3º Ciclo e Secundário.
A prova escrita teve lugar na Biblioteca Municipal no período da manhã e a prova oral e de argumentação, no Auditório Municipal durante a tarde. Ao longo do dia, alunos e docentes tiveram a oportunidade de desfrutar de um programa cultural diversificado, nomeadamente a visita ao Museu do Côa e a brilhante actuação musical da Escolinha de Artes, sob a orientação do Prof. Albino Loureiro, que encantou os presentes na prova-espectáculo.

O júri da prova, presidido pela Dra. Andreia Polido de Almeida, Vereadora do Município e também constituído pelo Prof. Rui Pinto, ilustre professor do agrupamento de escolas de Foz Côa e a Dra. Cristina Russo, responsável bibliotecária municipal, destacou a excelente preparação dos alunos concorrentes. Após ponderação e avaliação da prestação dos alunos concorrentes, os vencedores foram os seguintes:

3º Ciclo do Ensino Básico
1º Classificado: Inês Coutinho Sá Martins (Esc. Secundária da Sé – Guarda)
2º Classificado: Pedro Dinis Mendes Silva (Esc. Básica Dr. Guilherme de Carvalho – Seia)
3º Classificado: Alexandra Santos Albuquerque (Esc. Básica Dr. Guilherme de Carvalho – Seia)

Secundário
1º Classificado: Tiago Alexandre Ventura Antunes (Esc. Secundária de Gouveia)
2º Classificado: Juliana Alves Nogueira Santos (Esc. Secundária de Seia)
3º Classificado: Sílvia Daniela Gabriela Morais (Externato N. Sra. de Fátima – Manteigas)

Destes concorrentes foram apurados para a fase final dois alunos do 3.º ciclo do ensino básico (7.º, 8.º e 9.º) e dois alunos do ensino secundário (10º, 11º e 12.ºs anos de escolaridade), sendo que apenas os primeiros classificados são concorrentes efectivos à 3ª fase do CNL e que irão representar o Distrito da Guarda na Final Nacional a realizar em Lisboa. Os concorrentes que ficaram em segundo lugar participarão na 3ª fase como suplentes, enquanto os terceiros classificados, foram atribuídos pelo júri, a título de menção honrosa.

No final do concurso foram oferecidas algumas lembranças alusivas à história do concelho, certificados de participação, um lanche convívio a todos os participantes e os merecidos prémios da eliminatória.

A Câmara Municipal agradece a todos os que permitiram a realização do CNL, nomeadamente o apoio fundamental da Dra. Vera Oliveira e da Dra. Catarina (DGLB), da Dra. Maritza Dias (Rede Nacional de Bibliotecas Escolares), da Dra. Conceição Bowman (Professora responsável pela biblioteca escolar de Foz Côa) que nos honraram com a sua presença no evento, e a todos os colaboradores que participaram na realização do CNL.

Informam-se os interessados que as filmagens do Concurso Nacional de Leitura irão ser transmitidas no programa televisivo da RTP “Portugal no Coração”, no dia 16 de Maio, por volta das 17h00.

Foto Galeria