AVS Touça distinguida com Menção Honrosa

A cerimónia Portugal Voluntário contou com a presença do Primeiro-Ministro e o Ministro da Solidariedade e da Segurança Social

A Associação de Voluntariado em Saúde de Touça recebeu uma menção honrosa no 4 de Dezembro de 2011 na Conferência Portugal Voluntário, após a apresentação da sua candidatura ao Prémio Manuel António da Mota.

No Ano Europeu do Voluntariado, a 2ª edição do Prémio Manuel António da Mota, atribuído pela Fundação Manuel António da Mota, teve como principal desígnio premiar as organizações promotoras de voluntariado, com sede e actividade em território nacional, que se distinguiram no desenvolvimento de actividades e projectos no âmbito de um programa de voluntariado.

Promovida pela Fundação Manuel António Mota e a TSF, a cerimónia decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto, e contou com as presenças do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, e do Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares. Contou ainda com intervenções de Fernanda Freitas, Coordenadora Nacional do Ano Europeu do Voluntariado, António Mota, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Mota-Engil e Manuela Ramalho Eanes, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Manuel António da Mota. Também esteve presente a Direcção da AVS Touça, Dina Belo, António Guedes e Carlos Belo, juntamente com o Presidente do Município de Foz Côa, Gustavo Duarte, a Vereadora da Acção Social e Saúde, Andreia Polido de Almeida e o Presidente da Freguesia de Touça, João Belo .

No início da cerimónia o Primeiro-Ministro referiu ser "um prazer muito grande poder estar nesta cerimónia da Fundação Manuel António da Mota, homenageando também, não apenas os voluntários em Portugal que tornam possível a realização deste trabalho social, mas também homenagear Manuel António da Mota que foi seguramente um dos empresários em Portugal com maior consciência social e que por essa mesma razão perdura ainda nos nossos dias através deste prémio que tanto significado tem e como chefe do governo o quero também homenagear".

A Presidente da Direcção, Dina Belo, afirmou que a atribuição deste prémio “ficará na nossa memória para sempre... Agradecemos aos Voluntários, Utentes, Toucenses, Fozcoenses e a todas as pessoas que nos apoiaram desde o início e que nos ajudaram a chegar a este patamar tão elevado”.

A par com a AVS Touça que recebeu um prémio no valor de €5.000, foram também distinguidas as restantes 8 finalistas, num universo de centenas de candidaturas: ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro; a AJD – Associação Juvenil de Deão; a Associação de Voluntariado em Saúde de Touça; a ATLAS – Associação de Cooperação para o Desenvolvimento; a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha; a Comunidade Vida e Paz; a Fundação Eugénio de Almeida; a Santa Casa da Misericórdia de Almada; e a Vida Norte – Associação de Promoção e Defesa da Vida e da Família. A vencedora LEQUE, recebeu um valor pecuniário de €50.000.

Foto Galeria