Conferência Internacional Cidades Amigas dos Idosos

Reflexão, confraternização e apresentação de boas práticas na I Conferência Internacional Cidades Amigas dos Idosos

Nos passados dias 23 e 24 de Setembro, decorreu em Vila Nova de Foz Côa, a I Conferência Internacional das Cidades Amigas dos Idosos.
Esta conferência internacional esteve inserida no projecto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades”, e em que Vila Nova de Foz Côa, uma das cidades fundadoras deste projecto, fez questão de acolher esta primeira iniciativa. Característico das nossas gentes, fomos mais uma vez uns anfitriões dignos desse nome, sendo elogiado por todos os que nela participaram.

Estiveram presentes, para além do Presidente da Autarquia anfitriã, Eng. Gustavo Duarte, a Dra. Ivone Dias Ferreira na qualidade de presidente desta associação, a Dr.ª Alexandra Figueira, Coordenadora da Equipa do Projecto Vencer o Tempo, a Dr.ª Maria João Quintela, representante da Direcção Geral de Saúde, a Prof.ª Doutora Dolores Monteagudo González, a presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Dr.ª Berta Nunes e as senhoras vereadoras dos municípios da Maia (Dra. Ana Vieira de Carvalho), Portimão, (Dra. Isabel Guerreiro), Póvoa de Lanhoso (Dra. Fátima Moreira), Vila Real de Sto António (Dra. Sílvia Madeira) e naturalmente, Vila Nova de Foz côa (Dra. Andreia Polido de Almeida).

De salientar que a adesão a este evento superou em muito as expectativas criadas, pois desde a participação das escolas que promovem o projecto “o meu amigo sénior” até a um vasto público presente e atento a toda esta temática, todos fizeram questão de marcar presença.

Paralelamente à conferência que se desenrolou num dos auditórios, onde se reflectiu e propuseram novas directrizes para um envelhecimento activo, participativo, harmonioso e saudável, num outro auditório funcionaram igualmente dois workshops formativos, onde foram tratados temas apelativos para quem lida com as questões inerentes ao envelhecimento.

Os trabalhos deram início com a intervenção do Sr. Presidente da Câmara, Eng.º Gustavo de Sousa Duarte, dando as boas vindas a todos. O seu discurso verteu linhas orientadoras e indicativas de como se devem trilhar os caminhos na área da geriatria. A conferência inaugural com o tema “Envelhecimento Positivo”, foi proferida pela Prof.ª Dra. Dolores Monteagudo.
No período da tarde os trabalhos foram retomados, com a moderação da Dra. Andreia Polido e Dra. Ivone Ferreira. Seguiram-se as intervenções da Dra. Alexandra Figueira, com o tema ” Exclusão social e velhice”, e da Dra. Beatriz Rosa: "Funções Cognitivas dos Idosos". Para encerrar o dia as Arqs. Ana Viegas e Paula Teles, abordaram o tema das “Barreiras Arquitectónicas e as acessibilidades para os seniores”.

No segundo dia, as cidades intervenientes no projecto, mostraram os trabalhos já desenvolvidos neste último ano, desde visitas, passeios, festas, aulas de ginástica e apresentaram o que está previsto para o próximo ano.
Passou-se à sessão de encerramento com um balanço final dos trabalhos e seguiu-se para um almoço no museu do Côa aberto ao público.
As principais conclusões retiradas de todas as intervenções apontaram para:
• A realidade incontornável que é o envelhecimento da população europeia e mundial. Negá-lo será a “maior burrice” cometida pela Humanidade.
• Somos nós que fazemos o nosso envelhecimento. Um envelhecimento activo será sempre um envelhecimento mais saudável e mais feliz.
• A representante da Direcção Geral da Saúde, Dra. Maria João Quintela, congratulou-se pelo trabalho e pelas boas práticas que as autarquias fundadoras do projecto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades” têm vindo a desenvolver, de uma forma geral e, em particular, no referido projecto, em parceria com a Associação Vencer o Tempo, comprometendo-se a referi-lo, explicitamente, na recomendação que enviará à OMS, Organização Mundial da Saúde, no sentido de, essa organização, ter especial atenção à candidatura destas autarquias à Rede das Cidades Amigas dos Idosos, que apresentarão com a referida Associação.
• A Associação Vencer o Tempo, afirmou-se claramente empenhada em prosseguir com o cumprimento integral de todas as etapas do projecto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades”, que tem o apoio financeiro parcial da DGS.
• Comprometeu-se ainda na manutenção dos mecanismos já existentes e na criação de outros em que os mais velhos e os mais novos possam ser ouvidos em igualdade de oportunidades
• Comprometeu-se no combate aos estereótipos que identificam os mais velhos com decrepitude, doença ou incapacidade física ou emocional, e que condenam quase 2/3 da população à solidão, ao desconforto, ao desemprego e à falta de oportunidades para recomeçar uma vida activa e contributiva.
• A Associação Vencer o Tempo, paralelamente à execução deste projecto, lutará por uma maior e melhor qualidade de vida dos seniores em todas as áreas.
• Quererá ser uma voz interveniente, construtiva e lutadora pela criação do Estatuto do Senior.
• Desenvolverá esforços junto das entidades competentes para que seja clarificado o papel que o Estado reserva àqueles que são já a maior parte da população portuguesa: os maiores de 55 anos.
• A Associação Vencer o Tempo vai incentivar estes seniores a não cruzar os braços, a lutarem, de novo, por um espaço que cada vez mais lhes é negado.

A Associação Vencer o Tempo, bem como as autarquias integrantes deste projecto, procurarão criar, ou manter, todos os mecanismos necessários ou já existentes para ajudar todos e todas e envelhecer com dignidade, a dizê-lo e a vivê-lo com consciência plena de que todas as fases da vida são para serem vividas, mas todas as fazes da vida são também para ser respeitadas.

Foto Galeria