1º Festival Internacional de Cinema de Foz Côa - CINECOA 2011

Vila Nova de Foz Côa recebeu a primeira edição do festival internacional de cinema, Cinecôa - 2011, entre o passado dia 29 de Setembro e 2 de Outubro. Passaram por este festival mais de 2.500 espetadores,

permitindo ao Sr. Presidente da Câmara Municipal afirmar à agência lusa que o evento tem condições para continuar em futuras edições.

Com sessões quase sempre com casa cheia, multiplicadas pelos 3 espaços em que se desenvolveu o festival, (Auditório 1, 2 e Museu do Côa), passaram para além das exibições dos filmes, nomes “sonantes” do panorama nacional e europeu da sétima arte. Este festival foi um evento de "homenagem ao cinema", onde se puderam apreciar uma selecção de filmes, “filmes concerto” e documentários focados na região Transmontana e em particular Vila Nova de Foz Côa, mas também preciosidades dos primórdios do cinema, incluindo uma montagem de filmes dos irmãos Lumière e quatro das primeiras curtas-metragens realizadas por Charles Chaplin, em 1914.

O realizador Manoel de Oliveira foi o principal homenageado do I Festival Cinecoa, com a exibição de quatro dos seus filmes: "Douro, Faina Fluvial" (1931), "Vale Abraão" (1993), "Viagem ao Princípio do Mundo" (1996) e "O Estranho Caso de Angélica" (2010).

Outra linha orientadora do programa foi dedicado a António Reis e Margarida Cordeiro, que incluiu três filmes que realizaram juntos - "Trás-os-Montes" (1976), "Ana" (1982) e "Rosa de Areia" (1989).

Neste ciclo, estava reservado o ponto alto, com lotação esgotada, a exibição de filmes concerto, em que se iniciou com a interpretação ao vivo de Tó Trips na obra de Charles Chaplin, em "Maria do Mar" (1930), de Leitão de Barros, sendo acompanhada ao vivo por Bernardo Sassetti (piano) e Filipa Pais (voz), e por último a obra dos irmãos Lumière com interpretação ao vivo do grupo RED trio.

A sessão de documentários, centrada na temática do Douro, em particular em Foz Côa e no seu património de gravuras rupestres, incluiu "Viagem ao Coração do Douro, a Terra onde Nasci" (2002), de João Botelho, "Côa, o Rio das Mil Gravuras", de Jean-Luc Bouvret, e "Sem-Título 3" (2009), de Vincent Lefort.

As sessões infantis, para os mais novos, que não poderiam ser esquecidos, integram também o programa do I Festival Cinecoa, que incluiu a exibição de "Ponyo à Beira-mar" (2008), do japonês Hayao Miyazaki e “O Rapaz Formiga” (2006) de John A. Davis.

Marcaram presença a actriz francesa Ludivine Sagnier que escolheu os filmes ”Les Pieds Nus Dans Les Limaces” (2010) de Fabienne Berthaud e “All That Heaven Allows” (1955) de  Douglas Sirk, o argumentista e crítico de cinema Jacques Fieschi, também esteve presente e as suas escolhas recaíram em “Tabú” uma obra de F.W. Murnau (1931) e “Un Coeur en Hiver” (1992) de  Claude Sautet.

Por fim, de referir que a figura incontornável do cinema português, o realizador João Botelho, marcou presença, mostrando-se bastante entusiasmado com o desafio lançado pelo Sr. Presidente da Câmara, para rodar um filme ou um documentário na região do vale do Côa.

Foto Galeria