950 Idosos do Concelho Comemoram o Dia do Idoso em Miranda do Douro

A “Cidade Museu” de Trás-os-Montes, Miranda do Douro, terra que mantém a sua traça medieval e renascentista, acolheu no dia 5 de Outubro, 950 idosos do concelho de Vila Nova de Foz Côa. Miranda do Douro, sede do concelho, está situada num espigão que domina a pique a margem direita do rio Douro, no troço internacional que separa a província Portuguesa de Trás-os-Montes da província espanhola de Castilla y León.

Este ano, a Câmara Municipal de V. N. Foz Côa, optou por proporcionar aos seus idosos o contacto com uma realidade cultural diferente e simultaneamente próxima de V. N. de Foz Côa. Assim, todos eles, puderam apreciar não só uma paisagem única e maravilhosa que o Douro proporciona naquele local, “…declivosas vertentes ou arribas onde o Rio Douro assume uma estrutura de canhão fluvial graças à sua geomorfologia”, mas também, andar pelas ruas de Miranda do Douro desfrutando de um vasto, diversificado e valioso património cultural e arquitectónico. Apesar do número elevado de pessoas, sinal demonstrativo que chegar à terceira ou à quarta idade não tem necessariamente que ser uma fatalidade, lá se conseguiu sair na hora marcada: 7.30h. Em Mogadouro, fez-se a primeira paragem para comer uma “bucha” rápida e desentorpecer as pernas. Para isso, contou-se com a colaboração simpática dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro.

A Sé catedral de Miranda, antiga Sé de Bispado, é hoje a igreja matriz de Miranda de Douro sendo fundada no séc. XVI, por D. João III, com risco de Gonçalo de Torralva e Miguel de Arruda. Apesar de tal magnitude foi pequena para acolher a comitiva que se transferiu do concelho de Fozcôa. Muitos idosos fizeram questão de assistir à eucaristia na Sé Catedral, presidida pelo Sr.º. Padre António Ferraz, enquanto outros conversavam no átrio principal. À saída esperava-os o grupo musical de pauliteiros de Miranda, grupo, este, de raiz de cultura popular que deliciaram os presentes. Terminada a eucaristia e a actuação dos Pauliteiros, todos se dirigiram ao pavilhão multiusos de Miranda do Douro, no qual foi servido o almoço. Aqui a animação esteve a cargo dos Tiros 2.

O executivo municipal acompanhou desde o início os idosos confraternizando com eles. No final, numas breves palavras de circunstância o Sr. Presidente da Câmara Eng. Gustavo Duarte, sublinhou o papel e o contributo que os idosos tiveram e ainda têm na sociedade, felicitou-os pela sua presença, prometendo que este tipo de iniciativas serão para continuar. O autarca espera que neste momento de crise “não recaiam mais dificuldades sobre aqueles que tanto já deram ao país”. No final do dia, todos regressaram a casa, bem dispostos pelo excelente passeio proporcionado.

Uma palavra final de apreço ao Sr. Presidente da Câmara de Miranda do Douro pela disponibilidade demonstrada (multi-usos e grupo de Gaiteiros), ao grupo de jovens que acompanharam os idosos (projecto 7 cidades Amigas do Idoso), aos Bombeiros Voluntários de Foz Côa, à Cruz Vermelha, à Técnica Superior da Acção Social, à Empresa Municipal Fozcoactiva E.E.M, aos Srs. Presidentes de junta, às IPSS do concelho e ao Sr. Pe. Ferraz.

Foto Galeria