
A Infraestruturas de Portugal (IP) e a CP – Comboios de Portugal informam que, no âmbito da empreitada de modernização e eletrificação da Linha do Douro, a circulação ferroviária estará suspensa entre Marco de Canaveses e Peso da Régua a partir de 3 de novembro de 2025, prevendo-se a retoma do serviço no início de abril de 2026.
Esta paragem temporária é necessária para a realização de trabalhos de reforço estrutural e rebaixamento da plataforma ferroviária em seis túneis, incluindo o Túnel do Juncal, o segundo maior da Rede Ferroviária Nacional, com 1.624 metros.
Devido à complexidade técnica e logística das intervenções, será suspensa a circulação ferroviária durante o período de obras, assegurando-se um serviço de transporte rodoviário alternativo, em articulação com as autarquias locais.
Os horários e percursos estarão disponíveis em www.cp.pt.
O encerramento foi planeado para o período de menor procura, entre novembro e março, de forma a minimizar os impactos na mobilidade regional.
Esta empreitada, inserida no programa de modernização da Linha do Douro, representa um dos maiores investimentos atuais na Rede Ferroviária Nacional, permitindo aumentar a capacidade de operação, reforçar a segurança, reduzir as emissões de CO₂ e melhorar a qualidade e eficiência do serviço.

