Conferência integrada no Workshop “Arquitetos de Família”

img_491420230913

Esta quarta-feira, dia 13 de setembro de 2023, realizou-se no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa, uma conferência integrada no Workshop “Arquitetos de Família” que decorre em Vila Nova de Foz Côa, até 16 de setembro, no âmbito da Estratégia Local de Habitação e das candidaturas ao 1º Direito.

A conferência contou com a presença dos oradores David Ferreira, Diretor de Serviços dos Bens Culturais da DRCNorte e do Aitor Varea, arquiteto Investigador do grupo Morfologias e Dinâmicas do Território do Centro de Estudos em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e Coordenador do programa Habitar Porto, do presidente da Câmara Municipal, João Paulo Sousa e da vereadora Ana Filipe, dos funcionários municipais dos departamentos de obras e ação social, dos alunos e professores do Workshop e de alguns profissionais ligados aos projetos e construção civil.

Os oradores referiram a importância de iniciativas deste género em territórios do Interior, realçando ainda a invulgar densidade patrimonial que existe no concelho de Vila Nova de Foz Côa. O executivo assumiu um compromisso na reabilitação do património imóvel, nomeadamente de edifícios degradados, afetos ao 1º Direito, sempre numa ótica de preservação da arquitetura tradicional e da identidade local, melhorando, ao mesmo tempo, as condições habitacionais de pessoas carenciadas, não só na sede do concelho, mas também nas suas freguesias.