Circuito Arqueológico Freixo de Numão

No perímetro urbano da freguesia de Freixo de Numão pode visitar o Museu Da Casa Grande, instalado num belo Solar Barroco (segunda metade do séc. XVIII), com mostras significativas de Arqueologia e Etnologia. No quintal anexo, ruínas romanas, medievais e modernas, tendo ainda ali sido recolhidos materiais da Idade do Ferro.

Solar Barroco da Casa Grande

Quintal da Casa Grande

Imponente, como sítio arqueológico mas também como miradouro, é o Castelo Velho, onde campanhas sucessivas de escavação têm permitido estudar um povoado dos III e II milénios A.C. (Idades do Cobre e do Bronze). Povoado fortificado ou apenas sítio monumentalizado, questões que os investigadores hoje colocam quanto às funções de tão ancestral símbolo da presença humana na região.

O Povoado de Castelo Velho

Vestígios importantes do Calcolítico, podemos igualmente encontrá-los nos abrigos do Vale Ferreiro e da Painova. No entanto, é no sítio do Prazo que valiosos vestígios do Neolítico Antigo estão agora a começar a ser postos a descoberto.

Outros sítios elevados como 0 Alto dos Barreiros, Alto de Santa Eufemia, lugar Do Castelo de Freixo de Numão, têm-nos surpreendido com achados que vão do Calcolítico à Idade do Ferro!

Da presença dos Romanos cheiram-se vestígios por toda a parte no aro de Freixo de Numão e limítrofes. Em fase de estudo avançado encontram-se as villas rústicas: do Prazo, com três ocupações (séc.l/II d.C, segunda metade do séc. III d.C. e a era de Constantino - séc.IV d.C.); do Rumansil (ocupado desde a segunda metade do séc. III d.C. até ao séc. V d.C.); do Zimbro II (com ocupação desde o séc. I d.C. até ao séc. IV d.C.; da Colodreira/ Escorna Bois (com ocupação a partir dos finais do séc. II d.C. até aos sécs. VI d.C.); entre outros. No que é hoje a área urbana da freguesia de Freixo de Numão, deve ter existido um importante castro (Idade do Ferro), depois fortemente romanizado. Vestígios de um grande vicus ou até mesmo de uma provável civitas, jazem debaixo de casas e ruas da zona antiga da freguesia. Referência (através de achados epigráficos) a deuses e deusas como Juno, lovi (Júpiter), Lares, Breaegui, Turocicis favorecem as suspeitas da existência dessa civitns!

Prazo

Em bom estado de conservação encontra-se o troço de 500 metros de calçada romana no lugar de Regadas, bem como uma lagareta cavada na rocha, ferraria e provável Mutatio.

No sítio do Laranjal, um conjunto de quatro lagaretas cavadas na rocha quererão dizer-nos da importância de todo aquele vale, na era dos imperadores, no que toca à produção vinícola.

da Alta e Baixa Idade Média, os vestígios mais significativos encontramo-los na Igreja Medieval do Prazo . Variados tipos de sepulturas, infra e extra-muros da "velha igreja", quererão indicar-nos tempos diferentes, rituais distintos executados por homens de diferentes épocas. Cerca de quatro dezenas de esqueletos foram exumados e encontram-se em fase de estudo.

Rumansil I

Zimbro II

Regadas

No fundo das Regadas pode ainda apreciar um raro exemplar de Moinho de Cubo com a data de 1715.
A juntar a este valioso património arqueológico, um riquíssimo património natural, onde sobressai a Reserva Florística da Mela, O Forno-Anta da Colodreira, as quedas de água do Pontão das Três Bocas.

Por tudo isto, a zona de Freixo de Numão (antiga S. Pedro de Freixo) merece a nossa e vossa visita.

Mapa com a localização dos respectivo locais

1 - CASA GRANDE (Museu) com ruínas arqueológicas
2 - Povoado do Castelo Velho (Calcolítico e Bronze)
3 - Prazo (ruínas romanas e medievais)
4 - Rumansil (villa rústica romana do séc. III d.C.
5 - Calçada romana no Lugar das Regadas (500 m)
6 - Moinho das Regadas (Moinho de Cubo de 1715)
7 - Zimbro II (Villa rústica romana do séc. III d.C.)
8 - Colodreira / Escorna Bois - sítio arqueológico romano

Marcação de visitas, refeições e alojamentos contactar

A.C.D.R. de Freixo de Numão

Avenida Professor Guilherme Cunha