Localização e Como Chegar

 

 

O Concelho de Vila Nova de Foz Côa fica situado a norte do Distrito da Guarda, Região Norte (NUTS II) e na sub-região do Douro (NUST III) à Latitude N 41° 4'57.77" e Longitude W 7° 8'12.04". Está limitado com os concelhos de Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães (a Norte), com Mêda e Pinhel (a Sul), com Figueira de Castelo Rodrigo (a Este) e a Oeste com São João da Pesqueira e Penedono. É atravessado pelo Itinerário Principal, IP2, pela E.N 102 e 222, respectivamente.

Possui uma área total de aproximadamente 398,2km², distribuídos pelas suas 14 Freguesias. É um concelho com baixa densidade populacional, oscilando entre os sete e oito mil habitantes. 

Acessos rodoviários

Foz Côa possui uma rede viária bastante alargada. 

  • O IP2 atravessa o concelho de norte a sul com acessos no Pocinho, Vila Nova de Foz Côa e Longroiva (Mêda)
  • A EN 222 atravessa o concelho de este a oeste e liga Foz Côa a Espanha num percurso de 70Km até Vilar Formoso seguindo para Espanha. 
  • A A25 fica a 55 Km de distância na direcção de Celorico, fazendo a ligação ao  IP2 até ao Pocinho.

 

Comboio

O concelho de Foz Côa é atualmente servido pelas estações de caminho de ferro do Vesúvio a 32Km até Foz Côa, de Freixo de Numão - Mós distam à sede de concelho respetivamente 18 Km e do Pocinho 5 Km, sendo este o término atual da linha do Douro, "Porto - Pocinho". 

 

Acesso fluvial

O Concelho de Vila Nova de Foz Côa é delimitado a norte pelo Rio Douro. Sendo todo o leito do rio navegável.

No Pocinho, a montante da barragem e na margem esquerda do rio, encontra-se um cais fluvial com capacidade máxima para 27 barcos, dispõe também de um cais para navios com porte de 300tdw, comprimento máximo de 40m ou para embarcações hotel com 50m.

 

 


© 2022 Município de vila Nova de Foz Côa - Todos os direitos reservados.

Menu