Sarau de Natal – Vila Nova de Foz Côa

Aconteceu na passada Quinta feira, dia 18 de Dezembro, o Sarau de Natal das Escolas E.B.1 do Concelho Vila Nova de Foz Côa.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa assinalou esta quadra natalícia com o objectivo fundamental de proporcionar a todas as Crianças do 1º Ciclo e Pré-Escolar momentos de lazer e confraternização tendo em conta que o espírito de convívio e coesão desta época festiva é importantíssimo na vida Familiar.

De forma diferente do ano anterior, a Câmara Municipal, promoveu esta festa, no último dia de aulas e com todas as escolas, contando com a participação de cerca de 340 alunos no total. A animação da pequenada, como se esperava, foi enorme, visto que eles eram os verdadeiros artistas

Promover o convívio entre os elementos da comunidade educativa, fomentar a integração das crianças e adultos e partilhar experiências entre os diferentes níveis de educação e ensino foram alguns dos propósitos da Câmara Municipal com a realização deste Sarau.

Uma música de Natal iniciou a festividade para os Jardins-de-Infância, um momento recheado de muita emoção que despertou nas crianças o verdadeiro sentido do Natal, depois seguiram-se outras grandes surpresas com as apresentações das actividades promovidas pelas EB 1’s de todo o Concelho: Muxagata com uma linda canção de Natal; Almendra com uma peça de teatro elaborada pelos professores das AEC para a sua turma; Numão com um lindo conto de Natal; Freixo de Numão também com uma linda peça de Natal e Vila Nova de Foz Côa com momentos variados: desde danças rítmicas; poesia em língua inglesa e canções também algumas delas em Inglês.

A cor e a música foram uma constante desta festa, dando a perceber o muito trabalho que os professores das AEC tiveram para colocar de pé este belo Sarau de Natal.

Como vem sendo hábito, os alunos dos vários anos fizeram a apresentação dos seus trabalhos com muito esmero, cor e alegria, o que fez com que a plateia aplaudisse todos os artífices deste magnífico trabalho.

0 Auditório do Centro Cultural foi pequeno para acolher os alunos, professores, auxiliares, pais e amigos, pelo que muitas foram as pessoas que se limitaram a espreitar pelos corredores.

Como várias vezes afirmámos estes projectos devem extravasar a comunidade escolar, pelo que a população deverá estar atenta e apoiar estas iniciativas que ajudam a criar raízes e laços de fraternidade entre toda a população.

Paula Rodrigues

Coordenadora das AEC no Concelho de Vila Nova de Foz Côa