CP e Foz Côa renovam parceria para Rota Turística das Amendoeiras em Flor

Decorreu na passada quarta-feira, no CAR – Centro de Alto Rendimento do Pocinho, uma conferência de imprensa para a apresentação da Rota das Amendoeiras em Flor, a mais antiga rota turística da CP - Comboios de Portugal.

A CP e o município de Foz Côa renovaram a sua parceria para a edição de 2024 do programa das Amendoeiras em Flor, uma iniciativa que visa promover o território por meio de uma combinação única de turismo ferroviário e cultural. O presidente do Conselho de Administração da CP, Pedro Moreira, ressaltou o potencial turístico da região do Douro, anunciando a programação de seis viagens turísticas aos fins de semana entre a estação São Bento, no Porto, e o Pocinho, em Vila Nova de Foz Côa. A expectativa é transportar cerca de 600 passageiros, proporcionando a oportunidade de conhecer a região a bordo de um comboio histórico.

A Rota das Amendoeiras em Flor, com já 70 anos de existência, é a mais antiga rota turística da CP e destaca-se por oferecer uma experiência que une turismo ferroviário e cultura. Os comboios partirão de São Bento às 07H20, chegando ao Pocinho às 10H45, com o retorno programado para as 17H14 e chegada a São Bento às 20H30, nos dias 17, 18, 24 e 25 de fevereiro e 2 e 3 de março. O município assegura gratuitamente o transporte entre o Pocinho e Vila Nova de Foz Côa e vice-versa, sendo que a saída do Pocinho para Foz Côa será às 11H00 e às 14H30 e a saída de Foz Côa para a estação do Pocinho será às 16H45 e às 19H00.

Esta parceria está integrada na Festa da Amendoeira em Flor e procura promover o território e unir a histórica Linha do Douro a uma região duplamente reconhecida como Património Mundial da Humanidade. Os participantes terão a oportunidade não apenas de desfrutar do espetáculo natural das amendoeiras em flor, mas também de visitar o Museu do Côa, celebrando os dois patrimónios mundiais da região.

Pedro Moreira destacou o sucesso da iniciativa em 2023 e enfatizou a importância do turismo ferroviário para a coesão territorial, trazendo visitantes do litoral para o interior. Além disso, mencionou a possibilidade de expandir o percurso turístico na Linha do Douro até Barca d'Alva.

O presidente da Câmara de Foz Côa, João Paulo Sousa, anunciou a construção de um posto de turismo na estação do Pocinho para fortalecer a ferrovia como uma porta de entrada para o concelho do Douro Superior. O município estima um investimento de cerca de 300 mil euros nas festividades da Amendoeira em Flor, antecipando um impacto positivo significativo na economia local, com a expectativa de atrair milhares de visitantes de todo o país e até do estrangeiro.