Sessões de Esclarecimento Sobre a Vespa Asiática

O Município de Vila Nova de Foz Côa, através do seu Gabinete de Proteção Civil realizou, nas freguesias mais afetadas por esta praga em 2023, sessões de esclarecimento direcionadas a toda a população, com o intuito de fornecer informações abrangentes sobre a Vespa Velutina, também conhecida como vespa asiática. Este evento visou promover uma melhor compreensão sobre esta espécie invasora e as medidas necessárias para lidar com a sua presença.

Pelo histórico de presença e eliminação de ninhos, foram estabelecidas prioridades nestas sessões relativamente às freguesias.

Temos a pretensão de capacitar os cidadãos com o conhecimento necessário para lidar de forma segura e eficaz com a presença da Vespa Velutina na nossa comunidade. Juntos, podemos trabalhar para mitigar os impactos desta espécie invasora e proteger a nossa biodiversidade local, discutindo temas importantes:

- Caracterização da Espécie;
- Diferenciação de Outras Espécies;
- Ciclo Biológico;
- Caracterização dos Ninhos;
- Diferenciação dos Ninhos de Outras Espécies;
- Efeitos da Presença da Espécie Invasora;
- Dinâmica de Dispersão em Portugal;
- Reporte de Avistamento de Ninhos;
- Comportamentos a evitar;
- Recomendações em Caso de Ataque;
- Plano de Ação para Controlo da Vespa;
- Captura e destruição dos Ninhos.

- Armadilhas
As armadilhas serão disponibilizadas gratuitamente pelo Município para ajudar na monitorização e captura em massa da Vespa Velutina, contribuindo assim para o seu controlo eficaz.

Para mais informações:
Proteção Civil – 279 149 100