
Nos dias 7 e 8 de novembro, o Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa recebe o Colóquio “Entre a Pedra e o Papel”, uma iniciativa do Instituto de História da Arte (IHA) dedicada à reflexão sobre o papel da gravura na história da arte e da cultura.
Ao longo dos anos, o tema da gravura tem ocupado um lugar de destaque nas atividades e na produção científica do Instituto de História da Arte (IHA), como se comprova pela diversidade de perfis curriculares dos investigadores que participam neste Colóquio.
O estudo da gravura nas épocas moderna e contemporânea evidencia a importância desta técnica artística na difusão de imagens, ideias e estilos desde o Renascimento até à atualidade — sem esquecer a sua génese pré-histórica, de que Foz Côa é um notável exemplo.
A arte da gravura possibilitou a reprodução em larga escala de obras avulsas, ilustrações de livros, tarjas decorativas e capitulares, democratizando o acesso a esta expressão gráfica. Para além disso, exerceu uma influência profunda na cultura material das diversas épocas, moldando gostos, modas e práticas artísticas.
Este colóquio constitui, assim, uma oportunidade para dar testemunho desse ciclo de trocas e transferências artísticas, reunindo especialistas, professores e todos os interessados nesta temática.
Consulte aqui o programa:


