FERIADO MUNICIPAL – 21 DE MAIO DE 2020

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal
 
Caros fozcoenses
 
Face aos constrangimentos associados à pandemia do novo coronavírus e tendo em consideração as orientações das autoridades de saúde nacionais para prevenir o potencial risco de propagação da COVID-19, não será possível realizar a Sessão Comemorativa do Feriado Municipal.
 
21 de Maio é um dia incontornável na vida dos fozcoenses. Hoje comemoram-se 721 anos da nossa história colectiva e que, apesar da alteração da rotina habitual dos nossos dias, merece sempre a nossa elevada deferência pelo simbolismo de representar cada um dos nossos ascendentes.
 
Todos os anos, este é o dia por excelência em que comemoramos o convívio e a partilha; em que manifestamos os nossos valores endógenos, estudos culturais, económicos e sociais através do lançamento da Côavisão; em que evidenciamos os mais altos valores da nossa comunidade e das respectivas instituições, pelos seus méritos e feitos cívicos e de cidadania.
 
Neste dia solene, gostaria de expressar o justo reconhecimento da comunidade fozcoense: felicitar cada um dos munícipes deste concelho pelo modo exemplar do seu comportamento responsável, e saudar o contributo dos profissionais de saúde, forças de segurança, protecção civil, técnicos e auxiliares geriátricos das IPSS e demais agentes do sector social, voluntários, juntas de freguesia, profissionais públicos e privados, associações e funcionários municipais que têm sido inexcedíveis nestes últimos meses. Transmito igualmente um abraço solidário e uma palavra de sentidas condolências às famílias e amigos dos que faleceram perante esta pandemia, que tanto deram de si a este concelho.
 
Quero assegurar-vos que prosseguiremos o nosso sentido de compromisso ao mais elevado nível, dispondo todos os recursos tidos por necessários e com absoluto foco nas pessoas para combatermos este inimigo invisível e retomarmos o nosso percurso conjunto e de plenas vivências no concelho de Foz Côa.
 
E apesar da suspensão provisória das nossas actividades, a que fomos obrigados, não perdemos de vista a senda do progresso e desenvolvimento social e económico. Realço a pertinência na continuidade de investimento nos projectos e programas amplamente divulgados nas diversas áreas de actuação do município, nomeadamente no turismo, desporto, cultura, saúde e apoio social.
 
Os tempos vindouros vão continuar a exigir de nós rigor, conjugação de esforços pela minimização das consequências, sinergias profícuas, determinação e coragem. Ao longo da sua história, talvez seja este um dos momentos mais desafiantes e que mais apela ao sentido de unidade colectiva e à mobilização de todos em prol do bem comum.
 
Endereço uma palavra de esperança a cada munícipe e a todos os fozcoenses espalhados pelo mundo. Estou convicto que brevemente, todos juntos, venceremos esta adversidade.
 
Um abraço diferente, mas com a mesma intensidade de alma fozcoense.
 
O Presidente da Câmara Municipal
Gustavo de Sousa Duarte