Novo Mercado Municipal

Designação do projeto: Novo Mercado Municipal

Código do projeto: NORTE-04-2316-FEDER-000174

Objetivo principal: Fazer renascer a economia do concelho que era feita através do Mercado Municipal

Região de intervenção: Norte

Entidade beneficiária: Município de Vila Nova de Foz Côa

Data de aprovação: 11-10-2018

Data de início: 01-06-2018

Data de conclusão: 21-05-2020

Custo total: 2.254.990,33€

Custo total elegível: 1.073.138,82€

Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER - 912.168,00€

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

O Mercado Municipal encontra-se obsoleto e sem condições de funcionamento em grande parte dos seus espaços. Como consequência disso foram gradualmente encerrados os talhos e peixarias; os vendedores de hortaliça e frutas foram rareando, registando-se atualmente a presença uma vez por semana de três a quatro agricultores que possuem pequenas hortas para auto suficiência e vendem a hortaliça que não consomem. O atual Mercado Municipal deixou de cumprir a sua missão. Com a reconstrução do edifício/espaço pretende-se aumentar o número de postos de trabalho com a concessão dos espaços comerciais; revitalizar urbanisticamente esta zona da cidade; sensibilizar e motivar privados a apostar na reabilitação urbana envolvente, quer para habitação, quer para comércio ou serviços apostando na circulação de pessoas que a zona vai atrair; dinamizar a economia concelhia; atrair mais vendedores ambulantes a Vila Nova de Foz Côa.

Assim, tem-se como objetivos: fazer renascer a economia do concelho que era feita através do Mercado Municipal; fazê-lo funcionar em contínuo com espaços comerciais que estarão abertos todos os dias; construir um equipamento adequado às necessidades atuais e funcionais; demolir o atual Mercado Municipal, conjunto envelhecido e ultrapassado, e no seu espaço fazer renascer uma arquitetura contemporânea de forma a contribuir como um exemplo da reabilitação urbana que se pretende no PARU de Vila Nova de Foz Côa.

Como metas da operação pretende-se recuperar um edifício/espaço degradado de modo a aumentar o grau de satisfação dos residentes que habitam a área de intervenção.