Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar

Designação do projeto: Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Vila Nova de Foz Côa
Código do projeto: NORTE-08-5266-FSE-000134
Objetivo principal: Promover a melhoria do sucesso educativo, reduzindo as saídas precoces, combatendo o insucesso escolar e reforçando medidas que promovem a equidade no acesso a educação.
Região de intervenção: Norte
Entidade beneficiária: Município de Vila Nova de Foz Côa

Data de aprovação: 10-05-2018
Data de início: 01-09-2017
Data de conclusão: 31-08-2020
Custo total elegível: 332.493,56€
Apoio Financeiro da União Europeia: FSE - 282.619,52€

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

Os objetivos desta operação são:

• Contribuir para que as crianças e jovens se desenvolvam, de forma saudável, fisicamente, psicologicamente, emocionalmente, socialmente e intelectualmente;
  • Promover a inclusão e a igualdade de oportunidades no acesso aos recursos da escola, diminuindo as assimetrias resultantes de barreiras na natureza física, psicológica e/ou social.
  • Assegurar que todos os alunos têm as mesmas oportunidades de desenvolvimento de todo o seu potencial cognitivo, social e emocional.
  • Desenvolver práticas educativas, que elevem o potencial de cada aluno, através da identificação e promoção das suas competências e aptidões e colmatando as suas dificuldades.
  • Fomentar a prática de atividades que promovam a formação integral, a cidadania responsável e participada/Aumentar a participação dos alunos em atividades lúdicas e desportivas.
  • Contribuir para aumentar o sucesso escolar dos alunos e definir projetos de vida bem-sucedidos.
  • Prevenir o abandono e diminuir o absentismo escolar.
  • Reduzir os comportamentos de indisciplina.
  • Melhorar a rede informático de modo a facilitar a comunicação escola-escola; escola-família; família-escola;