Gabinete de Inserção Profissional

 

 

 

 

A Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, em parceria com o IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, procedeu à criação de um novo Gabinete, o GIP - Gabinete de Inserção Profissional de Vila Nova de Foz Côa. Entrou em funcionamento no dia 15 de Dezembro de 2009, sendo esta, uma estrutura de apoio aos desempregados locais. Este novo Gabinete, encontra-se aberto a toda a comunidade do concelho e tem por principais objectivos apoiar jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

 

O GIP actua em estreita cooperação com o Centro de Emprego de Torre de Moncorvo. A criação de um Gabinete de Inserção Profissional - GIP, aprovada pelo IEFP, advém da consciência que a autarquia tem da situação de instabilidade económica e financeira e de vulnerabilidade do mercado de trabalho e dos problemas sociais daí advindos e, assim sendo, considerou que deveriam ser tomadas medidas de combate a esse flagelo e apresentou, no âmbito da iniciativa Emprego 2009, regulamentada pela portaria nº 127/2009, de 30 de Janeiro, uma candidatura para a criação de um Gabinete de Inserção Profissional.


O GIP da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa trabalha em estreita relação com os parceiros da Rede Social, com a Autarquia e com o Centro de Emprego de Torre de Moncorvo e prossegue uma relação muito próxima com várias entidades do concelho, por meio de visitas regulares, as quais têm por objectivo a divulgação dos programas do IEFP e o apoio das suas candidaturas. Estes contactos permitem a captação de ofertas de emprego e um acompanhamento mais próximo e eficaz dos desempregados.


O GIP funciona também como espaço de divulgação/encaminhamento para ofertas de emprego e de formação profissional através de um acompanhamento personalizado no que respeita à definição do seu plano pessoal de inserção e o apoio ao nível da procura activa de emprego, nomeadamente na elaboração do curriculum vitae, carta de apresentação e candidatura espontânea e preparação para uma entrevista de emprego. Com o GIP a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, aumenta a sua capacidade de resposta junto das empresas, entidades e pessoas possibilitando, a associação entre os diferentes serviços e departamentos.

 

O GIP pode desenvolver as seguintes actividades:

 

• Informação profissional para jovens e adultos desempregados;
• Apoio à procura activa de emprego;
• Acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional;
• Captação de ofertas de entidades empregadoras;
• Divulgação de ofertas de emprego e actividades de colocação;
• Encaminhamento para ofertas de qualificação;
• Divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendorismo;

• Divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu;

• Motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou actividades em regime de voluntariado, que facilitem a inserção no mercado de trabalho;
• Controlo de apresentação periódica dos beneficiários das prestações de desemprego;
• Outras actividades consideradas necessárias aos desempregados inscritos nos Centros de Emprego.


Contactos:


Local: Edifício Administrativo da Câmara Municipal (edifício do antigo sanatório)
Funcionamento: de segunda a sexta-feira
Horário de Atendimento: das 9h00 ao 12h30 e das 14h00 às 17h30
Telefone: 279 760 400

Telemóvel: 926 598 806

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Pessoa responsável: Sónia Gouveia

Subscrição de notícias por SMS / Email

captcha