Recursos Humanos



Leia avaliações sobre Vila Nova de Foz Côa

Documentos recentes

Gestão racional e planeada do CAR

 

Centro de Alto Rendimento do Pocinho sinónimo de desenvolvimento regional
 
Está dado mais um passo no que diz respeito aos protocolos celebrados entre o Instituto do Desporto (IDP) e os municípios que irão dispor de Centros de Alto Rendimento (projectos aprovados pelo POVT – Programa Operacional Valorização do Território), tendo sido assinados os respectivos aditamentos numa cerimónia que decorreu no Centro de Medicina Desportiva de Lisboa (Estádio Universitário) no dia 22 de Dezembro.
 
No decorrer da cerimónia, O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, afirmou que pretende uma gestão criteriosa dos Centros de Alto Rendimento, pautada pela "racionalidade e planeamento", acrescentando que “queremos que haja uma carta desportiva nacional para ter uma radiografia cartográfica das nossas infraestruturas e dos nossos equipamentos desportivos, para que se possa definir as políticas públicas do desporto". Já para António Almeida Henriques, secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, este será um passo importante para o desenvolvimento do país, com "investimentos virtuosos", que terão "efeitos positivos nas actividades económicas de várias regiões do país".
 
 
O presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, Gustavo Duarte, também presente na cerimónia, classifica o futuro Centro de Alto Rendimento (CAR) de Remo do Pocinho, como “ um vector fundamental” para o desenvolvimento desportivo e turístico do Douro Superior. “Este aditamento ao protocolo do CAR de Remo de Vila Nova de Foz Côa, orçado em cerca de sete milhões de euros e que ficará situado em junto ao rio Douro, nas proximidades da localidade de Pocinho, é crucial para a continuidade da construção desta infraestrutura de relevo, concebida e vocacionada para corresponder a padrões elevados de exigência e modernização e que possa constituir-se como um centro de apoio ao Desporto de Alto Rendimento e seguramente um dos investimentos mais importantes dos últimos anos no concelho de Vila Nova de Foz Côa, apenas superado pelo Museu do Côa ”.
 
De acordo com os especialistas da modalidade de várias selecções europeias que já estagiaram no Pocinho, este é considerado um dos melhores locais do mundo para a prática do remo, tendo em conta a área do espelho de água, o clima e a paisagem.
 
O CAR de Vila Nova de Foz Côa terá capacidade para albergar cerca de duas centenas de atletas num complexo desportivo que vai dispor de piscinas cobertas, ginásios, área social e outras infraestruturas e serviços colocados ao dispor dos atletas de alta competição. Uma das particularidades do CAR refere-se à componente arquitectónica pelo facto de ser construído em patamares ao logo do rio.
 
Site oficial: www.car-pocinho.pt