Terceira edição do Orçamento Participativo Jovem Portugal

 

Já teve início a edição de 2019 do Orçamento Participativo Jovem Portugal. Tal como previsto na Lei do Orçamento do Estado para este ano, o processo conta com o montante de 500 mil euros para aplicação em propostas apresentadas por cidadãos com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos.

 
Os projetos admitidos nesta 3.ª edição abrangem as áreas dos temas-chave do Plano Nacional para a Juventude: Educação Formal e Não Formal, Emprego, Habitação, Saúde, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Governança e Participação e Igualdade e Inclusão Social.
 
O Orçamento Participativo Jovem Portugal (OPJP) é, como referido, um processo de participação democrática em que os cidadãos jovens dos 14 aos 30 anos, inclusive, apresentam e votam projetos de investimento público.
 
Nas duas edições anteriores foram apresentadas mais de 800 propostas que foram votadas por mais de 13 mil cidadãos jovens.
 
A fase de apresentação de propostas da terceira edição decorre de 25 de março a 29 de abril. As propostas podem ser apresentadas através da plataforma https://opjovem.gov.pt ou presencialmente nos encontros de participação.