“ABRIL, LIVROS MIL”

 

   

 

Em Abril, a Biblioteca Municipal de V. N. de Foz Côa celebra o Livro e a Leitura com Abril, Livros Mil.

 
Abril é o mês em que se celebra o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril) e o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (23 de abril). 
 
Neste âmbito vão-se realizar um conjunto de atividades, nomeadamente Encontro com Escritores, Oficinas, Exposições, entre outras.
 
No dia 19 de Abril encontro com a escritora infantil Alice Cardoso, com várias sessões/apresentações para os alunos do pré-escolar e 1.ºciclo, com o propósito de promover a leitura, o livro e o gosto pela escrita.
 
Alice Cardoso - nasceu em Coimbra, em 1962.
 
Licenciou-se em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Tem um mestrado em Ensino da Língua Portuguesa.
 
Colaborou na realização de projetos para ações de atualização, aperfeiçoamento e formação, na área da Educação na Infância.
 
Profissionalmente, optou por trabalhar com crianças de diversas faixas etárias com o intuito de conhecer com mais profundidade a realidade da criança em todas as suas fases de desenvolvimento e as diversas dinâmicas da sua educação.
 
Dedica-se à atividade da escrita para crianças desde 2006, altura em que publicou o seu primeiro livro.
 
Os temas e enredos presentes nos seus livros encontram na sua vivência quotidiana e educacional a principal fonte de inspiração.
 
Alguns dos seus livros estão editados em França e Itália pela Macro Junior.
 
De 16 de Abril a 11 de Maio, a Biblioteca Municipal de V. N. de Foz Côa recebe a exposição "Como conto um conto?" - exposição itinerante", uma exposição coletiva de ilustração que retrata diferentes visões sobre contos para a infância.
 
Constituída por 19 trabalhos e apresentações de ilustradores portugueses, pretende-se que este conjunto seja a base para ações interdisciplinares sobre formas de exploração de contos.
 
Narrar de diferentes formas, reescrever o conto e senti-lo seu, reconhecer, valorizar e respeitar a individualidade de cada um no processo de criação. Apreciar diferentes formas de ilustração assim como os traços e características de cada ilustrador. 
 
Mas acima de tudo…
Sonhar...criar...crescer...