Conferência: "Diabetes Mellitus, Passado e Futuro assente no Presente"

 

 

A Universidade Sénior de Vila Nova de Foz Côa tem assumido uma postura interventiva na sua comunidade e, desta vez, organizará no próximo dia 14 de novembro, Dia Mundial da Diabetes, uma Conferência Comemorativa designada por “Diabetes Mellitus – Passado e Futuro assente no Presente”, aberta a toda a comunidade, tendo como palestrante o Dr. João Correia, Chefe de Serviço de Medicina do Hospital Sousa Martins.
 
Esta doença, em franco crescimento epidemiológico, apresenta características específicas, tais como a sua incurabilidade, a necessidade de tratamento e autovigilância glicémica diárias, consultas e exames complementares frequentes, aumento de internamentos hospitalares e a capacidade de induzir complicações tardias invalidantes.
 
A única maneira de travar este crescendo exponencial de gastos, passa pela prevenção da doença, o seu diagnóstico precoce, pela otimização do seu tratamento quer da doença quer das complicações.
 
Assim, convidamos a comunidade a estar presente no próximo dia 14 de novembro pelas 15 horas no Auditório do Centro Cultural.
 
Curiosidade:
O Dia Mundial da Diabetes é assinalado em memória da data de aniversário de Frederick Banting, 14 de novembro, que, juntamente com Charles Best, é responsável pela descoberta da insulina, em 1922.
A comemoração deste dia, tem como símbolo o círculo azul, que significa a união dos povos em torno da diabetes e tem a cor da bandeira das Nações Unidas e do céu.
 
 
 
 
 

7 Maravilhas Doces de Portugal

 

 

A votação das 7 Maravilhas Doces de Portugal® já está aberta!!
 
A votação continua até ao dia da Gala Distrital que será no dia 10 de julho, entre as 10h00 e as 17h30, na cidade da Guarda e será transmitida em direto na RTP1. Estarão a concurso, neste dia, 7 doces do distrito. Para os Doces de Amêndoa de Mós do Douro, que representam o Município de Vila Nova de Foz Côa, passarem à próxima fase, é necessário reunir o maior número de votos através de chamadas telefónicas para o número 760 107 046 (0,60€ + IVA) para obter o primeiro lugar do distrito e passar a Pré-Finalista do concurso das 7 Maravilhas.
 
Quanto mais vezes votar, mais hipóteses temos de ganhar!
 
Sugerimos que partilhe esta publicação para dar a conhecer os Doces de Amêndoa e respetivo número para votação!